ícone whatsapp

Em homenagem à Dona Maria Bezerra, Projeto de Lei da vereadora Cida Amaral é aprovado

28.05.2018 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

Com o objetivo de homenagear uma mulher que fez muito por sua comunidade, a vereadora Enfermeira Cida Amaral (PROS), criou um projeto para a mudança de nome de Rua no bairro Aero Rancho. O Projeto de Lei 8.857/18, que denomina de “Dona Maria Bezerra” a Rua Pirassununga, localizada no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande. O projeto foi aprovado em segunda discussão na sessão ordinária de quinta-feira (24).

A mudança de nome da Rua Pirassununga para “Dona Maria Bezerra”, vai do trecho que se inicia na Avenida Raquel de Queiroz até a Rua Santa Quitéria. A homenagem foi feita em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a Capital. O local que terá o nome alterado teve também a aprovação dos moradores que gostaram da mudança.

Para a Vereadora Enfermeira Cida “o reconhecimento de mulheres que se destacaram é muito importante, precisamos fortalecer a atuação feminina, se possível com homenagens relevantes, pois a maioria das ruas nomeadas com nomes de pessoas conta com a homenagem a homens, temos que equilibrar o quadro, ainda mais quando as mulheres deixam um legado como o da Dona Maria Bezerra, todos devem conhecer e respeitar sua luta.” Disse.

MARIA BEZERRA

Importante personalidade feminina, Dona Maria, desenvolveu um importante trabalho na Associação de Moradores do Jardim Aero Rancho. Implantou cursos de capacitação gratuitos para a população, principalmente para mulheres e idosos. Após os cursos, essas pessoas eram encaminhadas ao mercado de trabalho.  Entre as benfeitorias que fez pra região, está à aquisição do terreno onde foi construído a Igreja Católica Santa Terezinha dos Anjos, além do terreno onde foi construída a Associação dos Moradores. Líder por mais de 20 anos, Dona Maria levou ao seu bairro, cursos para as mães e terceira idade, campanhas de limpezas e melhorias para a sede da associação.

Falecida no ano de 2014, aos 71 anos, a líder comunitária trabalhou por mais de 30 anos em prol da população do bairro Aero Rancho, um dos bairros mais populosos de Campo Grande. Dona Maria fazia trabalhos voltados para ações sociais e foi exemplo e inspiração para seus vizinhos.   Atuando de forma constante, rompeu barreiras e não hesitou em colaborar com a comunidade, pois em seu tempo as lideranças de bairros eram formadas, em sua grande maioria, por homens. É uma história verdadeira de uma mulher, que rompeu paradigmas e deixou seu legado, agora e sempre digna de homenagens, especialmente no bairro onde mudou a sua história.

Podemos afirmar que Dona Maria Bezerra foi atuante politicamente, sendo hoje um grande exemplo de militância em luta em prol das reivindicações comunitárias.

Maria Pereira
Assessoria de Imprensa da Vereadora