ícone whatsapp

Em visita à Câmara, Instituto Histórico e Geográfico divulga trabalho de preservação de acervo

07.05.2019 · 12:00 · Visita

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), Valmir Batista Corrêa, e o ex-senador Ruben Figueiró, estiveram na Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (7), reunidos com o vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis. A entidade tem papel fundamental na preservação do acervo histórico do Estado e solicitou apoio aos vereadores para divulgação desse trabalho. 

O vereador Prof. João Rocha destacou a importância do Instituto e garantiu esse apoio. “Vamos visitar o Instituto e ver de que maneira, como Câmara, podemos ajudar essa entidade, que é de fundamental importância para a história de nosso Estado. Eles têm trabalho de extrema relevância para a memória de Mato Grosso do Sul”, afirmou. 

Valmir Corrêa afirmou que o Instituto conta com amplo acervo de livros e jornais com informações da história de Mato Grosso do Sul. Estes documentos estão disponíveis à toda população. “Temos um arquivo extenso de jornais e somos muito procurados por pesquisadores, seja da graduação ou de mestrado e doutorado”, afirmou o presidente do Instituto. Grande parte desse arquivo foi digitalizada, o que facilita o acesso daqueles que buscam essas informações.

Integrantes do Instituto são responsáveis pelo elaboração e divulgação de livros importantes para a história de Mato Grosso do Sul. O ex-senador Ruben Figueiró é o autor da próxima publicação, que deve ser lançada em setembro deste ano. “Tenho artigos publicados desde a época do Jornal do Comércio e no jornal Correio do Estado, que relatam momentos e análises políticas do Estado. Foram selecionados alguns desses artigos para o livro”, ressaltou Figueiró. 

A ideia é na primeira parte do livro apresentar narrativas sobre o personagem Pompilho, um matucho (meio gaúcho, meio sul-mato-grossense). Por meio das crônicas, usando o dialeto gaúcho, ele narra aspectos históricos, momentos do cotidiano, além de fazer críticas políticas e sociais. Parte desses textos já foi conhecida pelos sul-mato-grossenses por publicações em veículos de comunicação locais e agora serão compilados na publicação “Pompilho e suas estórias”, que será lançada.  

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal