ícone whatsapp

João César Mattogrosso assina proposta que prioriza aquisição de livros de autores que residem em MS para as Escolas Municipais da Capital

11.08.2022 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Projeto que altera lei de 1998 foi aprovado nesta quinta-feira (11) na Casa de Leis e segue para sanção do Executivo

Com uma cultura rica em vários segmentos, Mato Grosso do Sul é referência no segmento cultural sob vários aspectos. Da música ao teatro, O Estado conta nomes que orgulham a população nacionalmente.

Na música, de Ney Matogrosso a Luan Santana, o grande ícone do cinema Glauce Rocha, a atriz Aracy Balabanian que tanto brilha nos palcos e telas, o artista plástico Cleir, que embeleza Mato Grosso do Sul e agora outras cidades do Brasil com suas obras, entre tantos outros.

A grandeza sul-mato-grossense também se revela na literatura, onde grandes e importantes obras se destacam por sua relevância educacional.

Por este motivo, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) é coautor da proposta que altera a Lei n. 3.598, de 21 de dezembro de 1998, passando a priorizar que a Rede Municipal de Ensino situadas em Campo Grande, devem priorizar a aquisição e adoção de, no mínimo, dois livros de autores com domicílio em Mato Grosso do Sul em sua matriz curricular.

De acordo com o projeto, a aquisição e adoção dos livros de que trata o art. 1º, ocorrerá desde que o conteúdo se enquadre na matriz curricular e, quando houver necessidade previamente informada, a obra seja disponibilizada também em braile.

“De Manoel de Barros a Maria da Glória Sá Rosa, temos autores tradicionais e contemporâneos que nos presenteiam com uma gama imensa de variedade de títulos e temas que podem ser adicionados a várias disciplinas da grade curricular. São obras sobre nossa cultura, gastronomia, história, poesia, entre tantas outras que com certeza muito podem colaborar e enriquecer o aprendizado de nossos estudantes e por isso, merecem ser valorizados”, defende o vereador João César Mattogrosso.

O projeto foi aprovado durante a sessão desta quinta-feira (11) e propõe ainda que o Poder Executivo, deverá estimular a produção e valorização dos autores e editores do Estado e, a circulação dessa produção, inclusive, tornando obrigatória para as livrarias em Campo Grande a exibição e vendas de livros dos autores com domicílio em Mato Grosso do Sul. Ainda será considerado prioritário o apoio do da gestão municipal a realização de feiras e eventos que tenham como principal o livro de autores com moradia em Mato Grosso do Sul, preferencialmente quando for o caso de divulgar, debater ou comercializar.

Assinam o projeto, que segue para sanção do Executivo, os vereadores: Ronilço Guerreiro, Valdir Gomes, Carlão, Professor Juari, Dr. Victor Rocha, Ayrton Araújo, Betinho, Tiago Vargas, Willian Maksoud, Camila Jara, Beto Avelar, Clodoilson Pires, Gilmar da Cruz, Papy, Silvio Pitu, Professor André Luis, Dr. Jamal, Tabosa e Coronel Alírio Villasanti.                

Elci Holsback

Assessora de Imprensa do Vereador