ícone whatsapp

Mais uma vitória para os apoiadores das Práticas Integrativas e Complementares

08.07.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

O Projeto de Lei 9.325/19, do vereador Dr. Lívio (PSDB), que cria o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS) no âmbito do Município de Campo Grande, foi aprovado na sessão de terça-feira (7), em segunda votação.

Idealizador de seminários e trabalhos práticos sobre os benefícios dessas atividades em unidades de saúde da capital, Dr. Lívio passou a ser um referencial na defesa de políticas de saúde que reconheçam os benefícios da Acupuntura, Homeopatia, Aromaterapia, Yoga, Musicoterapia, Danças Circulares, por exemplo. Tanto que apoiou a formação do Núcleo de Implementação Estratégica Para Práticas Integrativas e Complementares em Educação e Saúde de Mato Grosso do Sul (NIEPPICS-MS), e se inteirou sobre o assunto com o maior fomentador das práticas do Brasil há mais de 20 anos, Ricardo Monezi.

“O Ministério da Saúde reconhece 29 práticas integrativas e complementares. Fico feliz pela aprovação do projeto e quero deixar claro que minha posição é mostrar que há eficácia em muitas práticas. Meu desejo é que possamos buscar novas alternativas fora do tratamento medicamentoso. Existem relatos de pacientes e médicos comprovando os benefícios dessas práticas, que ajudam pessoas em situação de depressão, por exemplo”, disse o médico e vereador.

As PMPICEPS englobam uma série de práticas integrativas para o bem-estar da população, instituindo práticas que são sistemas e recursos terapêuticos para estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras.

Agora a implementação das PMPICEPS só depende da sanção do prefeito.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador