ícone whatsapp

Médica e comerciante são homenageadas pelo vereador Dr. Sami em solenidade pelo Dia da Comunidade Japonesa

18.06.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Em 18 de junho de 1908, chegavam ao Brasil os primeiros imigrantes japoneses, a bordo do Kasato Maru. O número estimado de cidadãos brasileiros com ascendência japonesa é de 1,5 milhão, de acordo com o Consulado Geral do Japão em São Paulo. As comunidades estão distribuídas principalmente nas regiões Sudeste, Centro Oeste e Sul do País.

Em Campo Grande, a influência Nikkei é encontrada na cultura e pratos típicos, como o sobá, encontrado principalmente da Feira Central de Campo Grande.

Para homenagear esta importante comunidade que colabora há décadas no desenvolvimento da Capital, que a Câmara Municipal realizou na noite desta segunda-feira (17) a Sessão Solene em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa, onde foi entregue a Medalha Legislativa Haguemo Tomonaga aos homenageados.

O Vereador Dr. Wilson Sami (MDB) homenageou duas representantes da comunidade japonesa na cidade, a comerciante Edna Kamazaki do Couto e a médica, Eliane Takako Kanasiro.

“São cidadãs que se dedicam pelo crescimento da cidade, merecendo todo nosso reconhecimento e respeito”, avalia o vereador.

Nascida em Arapongas (PR), Edna é filha de Kyoshi Kamazaki, nascido na cidade de Kumamoto (Japão) e de Shigueo Ido Kamazaji, nascida em Assaí (SP). Há 20 anos trabalha na Feira Central, um dos principais pontos turísticos e culturais de Campo Grande.

“Recebo essa homenagem como se fosse para meu pai, que morreu há cerca de um mês. Ele era nascido no Japão e veio para Campo Grande. Fico muito feliz por mim e por ele”, relata Edna.

Nascida em Campo Grande, Eliane Takako Kanasiro  é filha de Heita Kanasiro e de Adelina Fusako Kanasiro. A homenageada cursou Medicina na UFMS. Atuando como alergista e pediatra no consultório particular e como pediatra na SESAU e hospitais particulares, além da Santa Casa.

“É uma honra tão grande. Representar nossas origens é algo muito feliz”, comentou a homenageada.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador