ícone whatsapp

Na Palavra Livre, especialista fala dos benefícios da terapia floral

04.08.2022 · 12:00 · Palavra Livre

A terapeuta floral Ana Paula Busato Zandavalli, presidente da MS Flores, utilizou a Tribuna, na sessão desta quinta-feira (04), para falar sobre a importância, indicações e benefícios da terapia floral no atendimento gratuito à população. O convite foi feito pelo vereador Coronel Alírio Villasanti. Ela pediu apoio para democratizar o acesso às terapias.

“Hoje, quem pode ter acesso? Pessoas com bom poder aquisitivo, que podem pagar o terapeuta floral, ou pessoas que fazem parte de projetos sociais. A MS Flores, que eu participo, participa de dois projetos: Bem Gestar, em parceria com a UCDB [Universidade Católica Dom Bosco], e Renascer, na AACC [Associação dos Amigos das Crianças com Câncer], que começamos esse ano atendendo mães e funcionários”, disse.

Campo Grande já possui legislação que busca facilitar o acesso da população às terapias florais. A lei 4.772/09 autoriza a implantação da terapia floral junto às unidades de saúde, escolas municipais e centros de educação infantil. Mais recente, a lei 6.485/20 tem como objetivo promover a implantação de políticas de saúde e suas diretrizes para as Práticas Integrativas e Complementares, dentre elas a terapia floral.

Segundo a especialista, a terapia floral, ao equilibrar as emoções, melhora a qualidade de vida, diminui a necessidade de outros medicamentos e contribui para o tratamento de diversos transtornos mentais, como a depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

“Se uma pessoa tem medo, a essência floral ajuda a acessar a qualidade da coragem. Todos conhecemos pessoas que têm o ritmo muito rápido, agem rápido, explodem rápido. Para essas pessoas, a essência floral impatiens prepara paciência e tolerância”, exemplificou.

“São remédios obtidos através de flores que passam em um processo de diluição. Não são tóxicas e podem ser usadas em bebes, idosos e gestantes”, completou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal