ícone whatsapp

Na Tribuna, especialista fala sobre acessibilidade e mobilidade urbana

12.07.2022 · 12:00 · Palavra Livre

O engenheiro civil Jary de Carvalho e Castro, especialista em acessibilidade e conselheiro da Santa Casa de Campo Grande, utilizou a Tribuna, na sessão desta terça-feira (12), para falar sobre acessibilidade e mobilidade urbana. O convite foi feito pelo vereador Dr. Sandro Benites.

“O Brasil era um país jovem, e hoje estamos envelhecendo. Essas pessoas que temos que cuidar. O idoso tem baixa visão, mobilidade reduzida, precisa de rampas e corrimões adequados, banheiros acessíveis. Temos que lutar para mitigar esse problema. Que Campo Grande seja um exemplo para o país. Precisamos de planejamento”, disse.

Ex-presidente do CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), Jary lançou, em 2013, o livro “Ir e Vir – Acessibilidade: Compromisso de Cada Um”. Palestrante voltado à área de acessibilidade e mobilidade urbana, representa o Estado e o Brasil em congressos e eventos nacionais e internacionais.

Em Mato Grosso do Sul, ele tem desenvolvido o projeto “MS Acessível”, que percorre todos os municípios para falar com prefeitos e vereadores sobre acessibilidade e mobilidade urbana. O objetivo é levantar as necessidades e demandas de cada localidade para propor ações específicas de melhorias.

“O objetivo é divulgar o assunto para discutir e buscar o que as pessoas estão fazendo. Que a gente possa, juntos, com nosso conhecimento, e poder político, fazer com que Campo Grande seja realmente uma cidade acessível”, finalizou. 

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal