ícone whatsapp

Na Tribuna, estudante do 8º ano apresenta sugestões para melhorias na cidade

03.05.2022 · 12:00 · Palavra Livre

O Centro Educacional Alceu Viana promoveu como atividade aos alunos uma eleição fictícia de vereadores. Na manhã desta terça-feira, dia 3, o projeto saiu da sala de aula para o Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande, onde a estudante Maria Fernanda Almeida Ferreira, do 8º ano, apresentou suas propostas na Tribuna da Casa de Leis, durante a sessão ordinária. 

O convite para uso da Palavra Livre pela estudante foi feito pelo vereador Betinho, que esteve na escola ministrando palestra sobre Regimento Interno da Câmara e rito da sessão. Antes da fala na Tribuna, os alunos puderam conhecer a sede da Casa de Leis e conversaram sobre o funcionamento e as atribuições do Poder Legislativo Municipal. 

Maria Fernanda agradeceu pelas melhorias feitas na cidade e apresentou reivindicações, principalmente relacionadas à sinalização de trânsito. Uma das suas propostas é ter mais quebra-molas nas avenidas de grande fluxo de veículos, “pois muitos andam em alta velocidade e colocam os pedestres em risco”, comentou. A fiscalização de trânsito em frente às escolas foi outro apelo. 

Na lista de propostas apresentadas na Tribuna, a estudante destacou ainda a importância da retomada da obra da antiga rodoviária e o acesso à tecnologia, aumentando a possibilidade de acesso, principalmente para as comunidades rurais. “É preciso ampliar acesso a essas ferramentas tecnológicas”, destacou. 

Os vereadores comentaram, no espaço de aparte, a importância de envolverem os jovens na política e debates relacionados aos assuntos de interesse da cidade. Foram relembradas trajetórias, a exemplo do vereador Papy e da vereadora Camila Jara, que participavam de eventos políticos, debates e tornaram-se vereadores.  

O vereador Betinho contou que foi à escola ministrar palestra, com conteúdo técnico sobre Regimento Interno e sobre a realização das sessões. “Hoje vocês estão tendo oportunidade de vivenciar tudo isso na prática, conhecendo a rotina do Legislativo Municipal”, afirmou. Ele destacou a importância dessa participação. “Quando lhe vejo usando a Tribuna, penso que daqui a cinco anos pode se tornar uma vereadora da nossa cidade. Fico feliz em falar do Poder Legislativo nas escolas”, disse. 

O presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o Carlão, ressaltou que a Tribuna está à disposição dos jovens para participação na Casa de Leis. 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal