ícone whatsapp

Na Tribuna, psicólogo fala sobre saúde mental dos professores

03.12.2020 · 12:00 · Palavra Livre

Convidado pelo vereador Odilon de Oliveira para fazer uso da Tribuna na sessão desta quinta-feira (03), o psicólogo Jefferson Luis Azevedo Morel falou sobre o PPL (Programa Professor Líder), que visa aumentar a vida útil profissional dos professores através da promoção e prevenção da saúde mental e emocional, bem como proporcionar aos alunos uma aproximação conjunta à psicologia da educação.

“O líder da sociedade é o professor. Temos um líder adoecido, que não é capaz de gerenciar suas emoções. Não sendo capaz, vai afetar todos os alunos e a escola no geral”, analisou.

O programa é voltado para profissionais das redes pública e privada de educação. Ele visa combater diretamente o afastamento dos professores, que, segundo o psicólogo, têm ‘vida útil’ de 10 a 15 anos nas salas de aula.

“Depois, sua normatividade é quebrada com patologias, como estresse, ansiedade, desgaste físico e psicológico, além de transtorno de pânico. Seriam professores entrando em um estágio com perda de contato com a realidade”, alertou.

O psicólogo atua em três eixos: professor, direção e coordenação da escola, além de pais e alunos. 

“O objetivo é capacitar esses professores através de conteúdo, ferramentas, de acordo com o contexto real deles. Fazer com que eles trabalhem de maneira saudável, onde aprendam as linhas que não podem ultrapassar. Em todas as questões, eles são capacitados dentro do programa”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal