ícone whatsapp

Oncologista enfatiza diagnóstico precoce que pode garantir 95% de chance de cura nos casos de câncer

01.10.2020 · 12:00 · Palavra Livre

O diagnóstico precoce aumenta para 95% a chance de cura do câncer de mama e de colo de útero. O dado foi ressaltado pelo médico oncologista Fabrício Colacino Silva, coordenador dos serviços de oncologia da Santa Casa, que falou sobre a campanha “Outubro Rosa”, instituída pela Lei 5.303/14, com objetivo de alterar sobre a importância dos exames preventivos para mais eficácia do tratamento. O convite para falar do tema foi feito pelo vereador Carlāo. 

“Parabenizo a Casa de Leis por trazer esse assunto e procurar especialistas para falar da prevençāo ao câncer de mama e de colo de útero. O principal objetivo é reduzir a mortalidade porque o diagnóstico precoce está ligado a 95% de cura”, afirmou, citando a importância de exames simples, como Papa Nicolau para colo de útero e mamografia para as mamas, para esse diagnóstico precoce. Ele esclareceu que quem faz a prevençāo pode encontrar um tumor ainda em tamanho pequeno.  Porém, quem deixa de fazer os exames, pode descobrir os casos já com metástase, com esse câncer espalhado, causando maior sofrimento e a chance de cura reduz para 20%.  

O médico oncologista ressaltou que há 18 anos o Outubro Rosa vem mudando o cenário no País, contribuindo para conscientizaçāo e reduçāo nos casos de câncer. “Vamos diagnosticar fazendo exames preventivos, os vereadores elaborando projetos de lei que podem aumentar esclarecimento sobre problema e dar chance de muitas mulheres sobreviverem”, disse o médico oncologista..  

O vereador Carlāo, primeiro secretário da Câmara e autor do convite para uso da Palavra Livre pelo oncologista, agradeceu pelos relevantes serviços prestados pelo médico Fabrício Colacino para Campo Grande. “Neste Outubro Rosa, precisamos ressaltar a importância da prevençāo para descobrir o câncer no início. O Poder Legislativo vem agradecer ao senhor por se dar além do que jurou, de fazer mais, de mostrar a importância de prevenir e fazer exames. Depois do Outubro Rosa, mais mulheres se conscientizaram e a campanha salvou muitas vidas, afirmou, relatando que conheceu o oncologista quando tratou de um câncer, descoberto em fase inicial. 

#PraCegoVer – Fotografia. No monitor do computador, a imagem do médico Fabrício Colacino, da cabeça até a cintura e usando um jaleco branco. Ele falou na Palavra Livre, por videconferência, durante a sessāo ordinária remota desta quinta-feira. Ao lado, outro monitor exibe a imagem dos vereadores que participam da sessāo. Os computadores estāo na bancada do Plenarinho da Casa de Lei, de onde os vereadores Carlāo, primeiro secretário, e Cazuza, primeiro vice-presidente, conduzem a sessāo, ao lado de servidores. 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal