ícone whatsapp

Outorga da Medalha Wanda Horta do Mérito Legislativo da Enfermagem

20.05.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Em sessão solene programada para as 19 horas desta segunda-feira (29), o Vereador Veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho, do PSB, concederá significativa honraria para dois profissionais da enfermagem: Jéssica Klener Lemos dos Santos e Jadismar Maria Porfirio.

O evento é uma proposição da Vereadora Enfermeira Cida Amaral, com a finalidade de conceder a Medalha Wanda Horta do Mérito Legislativo da Enfermagem.

A comemoração foi instituída pelas Resoluções  1.278/18 e 1.126/2011, estabelecendo que a homenagem pode ser concedida a enfermeiros, obstetrizes, técnicos em enfermagem ou auxiliares de enfermagem, devidamente inscritos no Conselho Regional de Enfermagem do estado de Mato Grosso do Sul..

Medalha Legislativa

A escolha da Medalha faz referência a Wanda Aguiar Horta, que nasceu em Belém (PA), em 11 de agosto de 1926 e faleceu em 15 de junho de 1981, e foi a enfermeira que introduziu os conceitos da enfermagem que são aceitos no Brasil.  Seu trabalho foi reconhecido e implantado em todas as instituições de ensino, pois a sua teoria sobre a enfermagem é a mais aceita entre todas as outras teorias, chamada de “Teoria das Necessidades Humanas Básicas.”

Os homenageados do Veterinário Francisco Jéssica Klener Lemos dos Santos – Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Atuou como colaboradora voluntária no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é residente do Programa de Residência de Enfermagem Obstétrica do HUMAP/UFMS. 

Jadismar Maria Porfirio – , natural de Feitora PE , Enfermeira, Empresária, Esteticista, Pós Graduada em Terapia Intensiva pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (2014); Pós graduada em Biomedicina Estética – NEPUGA – (2018), Hoje Empresária possui um Salão Toks de Beleza e Moda onde atende na área de Estética Facial , Corporal e Moda Feminina.

Assessoria de Imprensa do Vereador