ícone whatsapp

Para alertar a população, Dr. Sandro Benites quer instituir a Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome do Ovário Policístico

19.04.2022 · 12:00 · Vereador Dr. Sandro Benites

Para alertar a população sobre os sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce, Dr. Sandro Benites (Patriota) criou o Projeto de Lei Complementar nº 10.586/22, da “Semana Municipal de Conscientização Sobre a Síndrome do Ovário Policístico”- SOP, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de março.

A SOP é uma patologia endocrinológica que provoca alteração dos níveis hormonais levando a formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho, além de trazer diversos sinais físicos, como atrasos na menstruação, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, obesidade, acne e em casos mais raros a queda de cabelo. É caracterizada pela menstruação irregular, alta produção de testosterona (hormônio masculino) e a presença de cistos nos ovários que, sem tratamento, podem aumentar de tamanho e gerar inúmeras consequências como a infertilidade e câncer endométrio.

“A SOP atinge em média 13% das mulheres em idade fértil, sendo que no Brasil há cerca de 2 milhões de novos casos por ano. O diagnóstico é realizado por meio do exame clínico, da ultrassonografia ginecológica e de exames laboratoriais. A síndrome tem tratamento, e, quanto antes ele for iniciado, maiores são as chances de cura”, explicou o parlamentar.

 

Beatriz de Almeida

 

Assessoria de Imprensa do Vereador