ícone whatsapp

Para Dr. Lívio, disponibilidade de leitos nos próximos dias pode atingir índice alarmante

16.07.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Na mais longa live, até o momento, mas “necessária”, sobre a Covid-19, pela Câmara Municipal de Campo Grande, Dr, Lívio (PSDB) manifestou a extrema preocupação pela situação que a capital atravessa em relação ao enfrentamento da doença. “Já estamos com 76% dos leitos públicos e privados ocupados e podemos chegar a um índice alarmante até o fim de semana”, declarou ele, preocupado com o ápice da doença nas próximas três semanas. 

O aumento exponencial da doença, que já fez mais de 40 mortes na capital, levou à discussão polêmica sobre protocolo médico, que foi o tema da live, realizada nessa quarta-feira (15), com a presença de integrantes da Comissão em Apoio ao Combate à Covid-19, da qual Dr. Lívio é presidente, de outros médicos e representantes da Secretaria e do Conselho Municipal de Saúde, por meio digital. Foram mais de duas horas de perguntas e respostas, considerações e apontamentos.

A rede pública de saúde de Campo Grande utiliza o protocolo médico indicado pelo Ministério da Saúde. Ele foi elaborado por grupo de médicos de diversas especialidades, baseado em estudos científicos, protocolos nacionais e internacionais, que associa o uso da cloroquina ou hidroxicloroquina com Azitromicina, ivermectina, zinco e vitamina D. Mas afinal, ele é benéfico? A pergunta divide opiniões até mesmo entre a classe médica. O protocolo, que aponta também as contra-indicações dos medicamentos, diz ainda que o tratamento só deve ser realizado com prescrição médica e anuência do paciente, que deve assinar um Termo de Ciência e Consentimento.

Dúvidas à parte, a live serviu para esmiuçar vários pontos que vêm sendo questionados pela sociedade. “Não tenho a menor dúvida das boas intenções que esse grupo tem colocado, principalmente em um momento como esse. O momento é de união e empatia. Temos que nos colocar no lugar do outro e fazer o possível para salvar vidas. O médico tem que avaliar o estado de saúde de cada paciente e prescrever como responsabilidade”, finalizou Dr. Lívio. 

 

Assessoria de Imprensa do Vereador