ícone whatsapp

Práticas Integrativas em Saúde: uma ajuda em diversas frentes – Dr. Lívio trouxe fortalecimento às PICs na capital

20.10.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

A pandemia de Covid-19 trouxe problemas de saúde não só relacionados aos sintomas físicos do novocoronavirus, mas também sob o aspecto da saúde mental de muitas pessoas, que desenvolveram ansiedade, depressão, síndromes etc. O médico e vereador Dr. Lívio (PSDB) ressalta o uso de algumas práticas terapêuticas para o equilíbrio entre corpo e mente, ainda mais nesse período em que alguns sentem os reflexos, após tantos meses de distanciamento social. 

“Defendo e recomendo as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) como meio terapêutico baseado em conhecimentos tradicionais, voltado para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, elas também podem ser usadas como tratamentos paliativos de doenças crônicas”, enfatiza Dr. Lívio.

Convidado para fazer parte da Frente Parlamentar Mista em Defesa de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) em Saúde e da Felicidade, em maio de 2019, o vereador relembra que foi assinado um manifesto entregue ao então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pela defesa e fortalecimento das PICS no sistema público de saúde.

Pela Câmara, Dr. Lívio e equipe realizaram seminários, discussões, reuniões e ações práticas que mostraram a eficácia das práticas no condicionamento físico e mental das pessoas, começando pelos profissionais da saúde nas unidades de atendimento. O resultado desse esforço foi a aprovação da Lei n° 6.485/20, que cria o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS). 

Lembrando que, atualmente, o SUS dispõe de 29 práticas integrativas, que podem ser realizadas individualmente ou de forma coletiva. Entre elas podemos citar: medicina tradicional chinesa/acupuntura, homeopatia, biodança, dança circular, musicoterapia, reiki, shantala, quiropraxia, yoga entre outras. 

#PraCegoVer: na foto, Dr. Lívio aparece de terno cor caqui, camisa azul e calça jeans e sapato social. Ele está ao lado de um banner escrito Frente Holística. Frente Parlamentar Mista em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e da Felicidade. 

 

Assessoria de Imprensa do Vereador