ícone whatsapp

Presidente da Câmara, vereador Carlão, entrega honrarias a Fernando Zasso Pigatto presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS)

13.07.2022 · 12:00 · Vereador Carlão

Na manhã desta quarta-feira (13.07), o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), entregou Moção de Congratulações a Fernando Zasso Pigatto, gestor ambiental, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) até 2024, representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM). Carlão ressaltou a importância dos Líderes Comunitários que alcançam representatividade em cargos importantes em nível nacional, relembrando sua própria trajetória na militância pelo desfavelamento e moradia desde 1983.

“Sou oriundo nos movimentos comunitários, já integrei nos anos 80 a própria Conam participando de Congressos Nacionais na luta comunitária e ver amigos como o Fernando alcançando o cargo de presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que integra o Ministério na defesa da vida e do Sistema Único de Saúde, fico muito feliz. Essa moção de congratulações é um reconhecimento ao seu trabalho dedicado as causas sociais. Também vamos votar amanhã, o Título de Visitante Ilustre, já que você é do Rio Grande do Sul e atual sazonalmente em Brasília”, afirmou Carlão.

Fernando Zasso Pigatto participa do movimento comunitário desde os anos 2000, sendo presidente da Associação de Moradores do Bairro Primavera e Secretário Geral da União de Vilas e Bairros (UVB) de Rosário do Sul. Como dirigente estadual no Rio Grande do Sul é presidente da Federação Gaúcha das Uniões de Associações de Moradores e Entidades Comunitárias (FEGAMEC). Como dirigente nacional, Pigatto foi Diretor de Planejamento, Secretário Geral e atualmente é Diretor de Saúde da CONAM. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. Criado em 1937, com de fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde.

“Agradeço ao reconhecimento desta Casa de Leis e deste Município, especialmente do presidente vereador Carlão, destacando que fico honrado e sinto a responsabilidade destas lutas históricas dos movimentos comunitários de representar a Conam como presidente do Conselho Nacional de Saúde. Parabenizo essa força dos movimentos comunitários alicerçados neste município de estado!”, afirmou Fernando.

O presidente da Federação das Associações de Mato Grosso do Sul – FAMES, Edson Maidana e o presidente da Comunidade Organizada em Defesa de Moradia nas Ocupações Irregulares, Famílias sem Moradia no Mato Grosso do Sul – CRF, Valdo Pereira de Souza indicaram a homenagem a Fernando e participaram da entrega realizada no gabinete da presidência da Casa de Leis. O vereador Ayrton Araujo, também oriundo dos movimentos comunitários, também participou da entrega da honraria e assinou o Projeto de Decreto Legislativo de Título de Visitante Ilustre destinado ao presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Janaina Gaspar
Assessoria de Imprensa do Vereador