ícone whatsapp

Prevenção é o caminho para uma “Campo Grande sem drogas”

12.11.2021 · 12:00 · Audiência Pública

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande realizou na manhã desta sexta-feira (12), Audiência Pública com o tema: “Campo Grande sem Drogas”, no Plenário Oliva Enciso. A audiência foi transmitida pelo Facebook e Youtube da Casa de Leis.

Na linha da prevenção para o enfrentamento às drogas, os debates foram iniciados com uma breve explanação do que são, os tipos e como as drogas atuam para causar dependência química, física e psicológica.

O presidente da Comissão, vereador Dr. Sandro Benites, fez o alerta dos perigos do álcool e drogas, e tem trabalhado nessa questão levando capacitações em casas com dependentes químicos e nas escolas de Campo Grande. “Estamos tendo o privilégio de vivenciar e levar a prevenção, que sempre vi como a solução em todas as ocasiões relacionadas a área da saúde. Nosso objetivo é criar uma escola e um ambiente saudável para evitar que crianças e adolescentes se envolvam com as drogas e ajudar àquelas pessoas que já são dependentes, a conseguir se recuperar”, explicou Dr. Sandro.

O titular da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCOM) e coordenador do Proerd, Thonny Zerlotti, é enfático ao defender a prevenção como medida para coibir o uso de entorpecentes. “Quando falamos em prevenção, falamos em salvaguardar vidas, em dar uma qualidade de vida para as pessoas. Temos que ser taxativos que a droga tira a identidade do indivíduo com a dependência. O Objetivo da segurança pública é dar liberdade para a comunidade e preservar a qualidade de vida da população”, afirma.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.

Tem por objetivo capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

Presidente do Conselho Municipal Anti-Drogras (Comade), a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes, destacou as ações da Semed no enfrentamento às drogas. “Mesmo com a pandemia sempre buscamos alternativas para que o Proerd chegasse aos alunos por meio da TV Reme e do podcast da rádio Reme, além da realização da semana municipal anti-drogas, e concursos de cartazes, sempre buscando ações para que este tema possa chegar aos alunos e suas famílias”, ressalta Elza Fernandes.

O Promotor da 33ª Procuradoria da Infância e Adolescência, Nicolau Bacarji Junior, defendeu a importância dos poderes públicos em geral atuarem em conjunto na questão da prevenção e combate ao uso de drogas. “O Ministério Público por meio da promotoria da infância e adolescência procuramos fazer o acompanhamento das famílias, reuniões intersetoriais com a rede de proteção, em especial a Sesau para que possamos minimizar o problema do uso abusivo de drogas por parte de adolescentes e crianças”, pontua o promotor.

Em sua linha de atuação, o médico psiquiatra Eduardo Gomes, afirma a necessidade de não tratar com preconceito e estigmatizar a questão do uso de entorpecentes, prestando um atendimento humanizado aos usuários e dependentes. “Há todo um preconceito voltado para esse público, considerando esses pacientes como marginais, e percebemos que é necessário olhá-los como indivíduos que têm uma patologia a ser tratada. Na minha experiência em consultório costumo tratar esses pacientes com dignidade, sempre buscando um comportamento que leve a prevenção, utilizando psicoterapia e se necessário, utilizar medicamentos para o sucesso do tratamento”, avalia.

Diversas autoridades estiveram presentes para a discussão do tema, como o Diretor da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCOM) – Proerd, Tenente Coronel Thonny Audry Lima Zerlotti; o Promotor da 33ª Procuradoria da Infância e Adolescência, Nicolau Bacarji Junior; a Secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes; Laura Miranda, Secretária Municipal de Políticas para Juventude; José Mário Antunes, titular da Secretaria Municipal de Assistência Social; Dr.Juberty Antônio de Souza, representando o CRM; Otone Coelho de Souza, representado a OAB/MS; os vereadores Betinho, Edu Miranda, Tiago Vargas, Júnior Coringa e Ronilço Guerreiro, entre outras.

A Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis é formada pelos vereadores Dr. Sandro Benites (presidente), Dr. Victor Rocha (vice-presidente), Dr. Jamal (membro), Dr. Loester (membro) e Tabosa (membro).

 

Helton Davis

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal