ícone whatsapp

Prof. João Rocha comemora reconhecimento da Capital como 2ª cidade mais arborizada do Brasil

09.07.2020 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Na manhã desta quinta-feira (09), o presidente da Casa de Leis, vereador prof. João Rocha, recebeu o secretário da SEMADUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), com a entrega da homenagem e reconhecimento da cidade de Campo Grande como uma das Tree Cities of the World, em tradução Cidades Árvores do Mundo, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Fundação Arbor Day. A Capital passa a ser reconhecida internacionalmente como uma cidade que promove boas práticas na arborização urbana, que se preocupa com suas árvores de maneira exemplar, um título de todos os campo-grandenses.

Esse reconhecimento vem por meio do trabalho que é feito como a arborização, a questão das árvores urbanas, dos mananciais, das atas, manejo dessas árvores, do viveiro, das políticas feitas através de leis e decretos e também através do plano Diretor da cidade.

Luis Eduardo Costa, secretário da SEMADUR, expressou a alegria pelo reconhecimento. “Estamos honrados, pois no Brasil, apenas duas cidades receberam esse reconhecimento, Campo Grande e São Carlos/SP. E na América Latina, só quatro cidades. Isso nos coloca em um patamar de qualidade urbana muito grande e isso nos deixa muito feliz”. 

Para o presidente da Casa de Leis, “é um trabalho de gerações. Nossa cidade foi contemplada com o diploma, por ser uma das 59 cidades do mundo, mais arborizadas, nos gerando uma melhor qualidade de vida e do ar. Que essa nova geração continue como as outras que tivemos, a cuidar da nossa cidade e continuar a dar bons exemplos como este”. Após sua fala, o presidente solicitou uma moção de congratulação ao secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Tree Cities of the World

O programa Cidades do Mundo está empenhado em inspirar cidades e vilas a cuidar e celebrar seu dossel urbano. O reconhecimento por meio do programa Cidades do mundo representa o primeiro passo para alcançar uma visão verde da cidade.

Sua visão é conectar cidades ao redor do mundo em uma nova rede dedicada a adotar as abordagens mais bem-sucedidas para o gerenciamento de árvores e florestas urbanas. Para obter esse reconhecimento, cada cidade atendeu a cinco padrões principais de manejo florestal urbano.

A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana como um capítulo da ISA, trabalha intensamente desde a década de 1980 para melhorar a ciência e a prática das florestas urbanas e conectar as pessoas em torno do problema. Campo Grande é uma das cidades brasileiras conhecidas pela pujança da sua Floresta Urbana e pela valorização do papel das árvores pelos seus gestores e população.

Annellyse Tonan
Assessoria de Imprensa do Vereador