ícone whatsapp

Professor João Rocha participa de reunião sobre o Plano Municipal de Vacinação

22.01.2021 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Em reunião na manhã desta sexta-feira (22), com os colegas vereadores, recebemos o nosso Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, para conhecimento e detalhamento do Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 da nossa Capital. As vacinas chegaram em Campo Grande na noite de segunda-feira (18) e os trabalhos de imunização já começaram na manhã do dia seguinte.

Há uma grande discussão em relação aos grupos prioritários, que seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, serão vacinados na primeira fase os grupos: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena aldeada. Para o vereador, “nesse primeiro momento, irão se discutir pontos que precisam ser melhorados e serão melhorados. Mas o que eu creio que seja extremamente importante é o fato de que já iniciamos o processo de imunização”.   

João Rocha comenta não haver uma outra alternativa a não ser cumprir o que o PNI (Plano Nacional de Imunização) estabelece, e que a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está cumprindo fielmente essa regra. “Eu creio que é um primeiro passo, evidentemente que todo mundo tenha essa ansiedade pela imunização, mas temos critérios estabelecidos que precisamos respeitar, pensando numa melhor organização”, diz o vereador. 

O Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, ressalta o papel da secretaria a frente da organização do Plano de vacinação: “Nosso papel é organizar essa fila e vacinar as pessoas, pois os órgãos de ficalização já existem e todos vamos estar sujeitos a essa fiscalização. È muito importante também a participação da população em observar caso vejam algo de errado e irem denunciar”.  

A Casa de Leis está dando suporte com a cedência de carros e motoristas para levar as equipes de profissionais de saúde que se deslocam até as instituições para realizar a imunização das pessoas nos grupos prioritários. “Os ajustes virão e com a graça de Deus nós vamos cumprindo nossa missão por aqui, a Prefeitura fazendo seu trabalho, a Câmara apoiando na área logística, onde já tínhamos feito numa fase anterior e hoje repetimos por ter dado certo”, disse o vereador. “E essa hora é hora de darmos as mãos, estarmos unidos, acreditando em dias melhores, imunes deste virús”, concluiu.

 

Annellyse Tonan

Assessoria de Imprensa do Vereador