ícone whatsapp

Programa educacional para alunos com altas habilidades/superdotação é aprovado e aguarda sanção do prefeito

17.09.2019 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Projeto, de autoria do vereador Otávio Trad, institui Programa Aprimorando Talentos, foi aprovado em segunda votação nesta terça-feira

Foi aprovado, em segunda discussão e votação, na sessão ordinária desta terça-feira (17), o Projeto de Lei n. 9.348/19 de autoria do vereador Otávio Trad (PTB) que autoriza Poder Executivo Municipal a instituir o Programa “Aprimorando Talentos” nas escolas municipais de Campo Grande.

Conforme definição da Política Nacional de Educação Especial são portadores de altas habilidades/superdotação, “os educandos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados, capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.”

O objetivo do programa é garantir o atendimento diferenciado aos alunos identificados com altas habilidades/superdotação que freqüentam as instituições municipais de ensino.

A elaboração de programa de ensino específico para alunos com altas habilidades/superdotação tem como objetivo, de acordo com previsto no projeto, desenvolve políticas sociais; melhorar qualidade do ensino e estimular o pleno desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental dos alunos identificados com altas habilidades/superdotação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem, atualmente, no Brasil, dez milhões de pessoas com altas habilidades/superdotação, porém conforme senso escolar do ano de 2016, apenas 19.600 alunos recebem atendimento adequado.

“Este projeto representa mais um passo em direção a novos patamares que estamos alçando na educação em Campo Grande. Hoje, há número expressivo de estudantes com altas habilidades/superdotação e precisamos oferecer ensino adequado para que eles possam desenvolver suas habilidades em sua plenitude. Outra questão importante é a participação da sociedade, neste projeto, por exemplo, contamos com apoio da professora Maria Helena Reis, que é especialista no assunto”, afirmou vereador.

Aprovado por unanimidade, a matéria segue para sanção do prefeito Marquinhos Trad.

 

Heloísa Lazarini

 

Assessoria de Imprensa do Vereador