ícone whatsapp

Protocolo de tratamento precoce para a Covid-19 é discutido em live nesta quarta-feira

14.07.2020 · 12:00 · Comissões

A live desta quarta-feira (15), promovida pela Comissão Especial em apoio ao Combate à Covid-19 da Câmara Municipal de Campo Grande contará com a participação de médicos, integrantes do Conselho Municipal de Saúde e representante da Secretaria Municipal de Saúde para tratar sobre a aplicabilidade do protocolo para tratamento precoce (em fase inicial) e profilático (caráter preventivo) à infecção por Covid-19 no município de Campo Grande.

De acordo com o Dr. Mauri Comparin, o protocolo foi idealizado por um grupo de médicos no sentido de tentar reverter a evolução da doença na fase inicial. “Seria um tratamento precoce daqueles pacientes na fase viral, disponibilizado na Rede Pública, este protocolo foi idealizado pela equipe baseado em protocolos mundiais”, alegou.

Dr. Mauri ainda explicou que a medida que essa pandemia evoluiu no mundo, alguns estudos em laboratórios muito avançados foram descobrindo que existiam algumas substâncias disponíveis que interferiram na capacidade de reprodução da carga viral. “Encontraram o coquetel de medicamentos que poderiam ter o potencial de diminuir a carga viral e não deixar a doença evoluir da forma letal do jeito que evolui, esses medicamentos que estão sendo disponibilizados neste protocolo, que é composto por Hidroxicloroquina, Azitromicina , Ivermectina e Sulfato de Zinco”, detalhou.

O protocolo prevê ainda utilização dos medicamentos mediante consentimento dos pacientes.

Para o secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde, Josimar Cavalã dos Santos, precisa ser discutida essa corresponsabilização do paciente. “Queremos participar da construção desse protocolo. O termo de consentimento do usuário, a responsabilização do usuário referente ao tratamento, até então o médico é responsável pelo tratamento, agora vai ser uma corresponsabilização do usuário” avaliou.

O presidente da Comissão Especial de Combate à Covid-19, o vereador Dr. Lívio ressaltou a questão da aquisição dos medicamentos. “A dúvida sempre foi a efetividade da aquisição desses medicamentos do protocolo de tratamento precoce na rede pública de saúde, hoje você tem dificuldade de encontrar essas medicações, sendo muitas vezes manipuladas em farmácias privadas”, destacou.

A Comissão Especial de Apoio ao Combate da Covid-19 é composta pelos vereadores Dr. Lívio (presidente), Eduardo Romero, Pastor Jeremias Flores, Betinho e Delegado Wellington. 

Serviço–  Como medida preventiva ao Coronavírus o evento é fechado ao público. A transmissão pode ser acompanhada a partir das 9h30, nesta quarta-feira (15),  pelo facebook.com/camaracgms, pelo instagram @camaracgms ou pelo Youtube https://www.youtube.com/user/camaramunicipalcg. A população pode participar da live enviando seus questionamentos que serão encaminhados em tempo real para os vereadores e convidados.

#PraCegoVer Card em tom verde, mostrando a fachada da entrada principal do prédio da Câmara de Vereadores. Em destaque, há o brasão e, em caixa alta, está escrito Câmara Municipal de Campo Grande. Abaixo, à direita, há quatro imagens, também na cor verde, mostrando o coronavírus, em formato redondo com hastes ao redor. Fim da descrição.

Dayane Parron
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal