ícone whatsapp

Ronilço Guerreiro assina como coautor projeto sobre prevenção ao suicídio

05.08.2022 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

O vereador Ronilço Guerreiro assinou como coautor o Projeto de Lei Complementar nº 803/22, de autoria do vereador Otávio Trad, que permite a fixação de cartazes e faixas sobre o tema nas pontes e viadutos com mensagens de prevenção ao suicídio. Como psicólogo, Guerreiro ressalta a importância do tema.

“Esse é um assunto que tenho tratado dentro do nosso projeto Psicólogos com Amor, que foi fundamental no cuidado da saúde mental de centenas de pessoas que nos procuraram nos últimos meses. Costumo dizer que as pessoas, na maioria das vezes, não querem tirar a vida, mas sim matar a dor que estão sentindo, a angústia. Por isso temos que fortalecer o atendimento oferecido pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)”, destacou.

A proposta, aprovada na sessão de ontem na Câmara Municipal, tem como objetivo somar mais ações de prevenção na luta contra o suicídio. Os cartazes contendo mensagens de acolhimento, o contato de entidades que trabalhem com o auxílio e cuidado a essa temática podem trazer resultados positivos e inibidores das altas taxas de suicídios no Estado.

“Estamos no mês de agosto, dia 27 é o Dia do Psicólogo, e estamos lutando pelo projeto que garante a presença de profissionais da psicologia nas escolas, um projeto nacional e que precisa ser implantando o mais rápido possível, pois as pessoas estão doentes.  Além disso, devemos buscar mais políticas públicas para saúde mental, melhoria dos nossos Caps, que são tão importantes para sociedade”, complementou.

Psicólogos com Amor

O grupo Psicólogos com Amor, coordenado pelo vereador e psicólogo Ronilço Guerreiro, segue atendendo as pessoas que estão sofrendo com a saúde mental desde o início da pandemia e precisam de ajuda profissional até hoje.

“Fico muito feliz com as conquistas do grupo Psicólogos com amor, feito por voluntários dispostos a ajudar o outro no momento que tanto precisa. Ano passado foram 130 atendimentos e neste ano já foram 100, totalmente gratuitos. Esse é o caminho e quem precisar de apoio psicológico ou se tiverem profissionais querendo ser voluntários, basta nos procurar”, finalizou Guerreiro.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador