ícone whatsapp

Secretaria de Cultura presta conta aos vereadores nesta segunda-feira

25.10.2021 · 12:00 · Audiência Pública

Com o intuito de fiscalizar o Poder Executivo e dar mais transparência à gestão pública, a Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública na tarde desta segunda-feira (25). O encontro foi no plenário Oliva Enciso.

Iniciativa da Comissão Permanente de Cultura contou com a participação do secretário de Cultura do Município (SECTUR), Max Freitas, e da presidente do Fórum Municipal de Cultura, Franciella Cavalheri.

A audiência foi presidida pelo vereador Ronilço Guerreiro que também é presidente da Comissão. A vereadora Camila Jara foi a secretária. A Comissão Permante de Cultura é composta ainda pelo vereador Junior Coringa, vice-presidente, e pelos vereadores Beto Avelar, Gilmar da Cruz e Professor Juari, os quais cumprem papel de membros.

“Nossa intenção agora é ver no que eles investiram e para onde foi o dinheiro que deveria ser destinado para a Cultura”, relata o vereador Ronilço Guerreiro, falando sobre a importância fazer este tipo de trabalho fiscalizador na Casa de Leis. “Conversei com o secretário (Max Freitas) e falei eu seria importante fazer essa prestação de contas, se a saúde, a educação, a finanças vêm até aqui, por que a cultura também não deveria vir”, indagou.

Titular da pasta em Campo Grande, Max Freitas, relatou a dificuldade que a cidade teve, assim como o mundo tudo, de ter atravessado uma pandemia. “Esse foi um dos setores mais atingidos. Mesmo assim a Cultura ainda tem um dos menores orçamentos”.

Os vereadores municipais lutam para que seja destinado como piso 1% do orçamento municipal à cultura. Em recente visita à Câmara para a prestação de contas da LOA (Lei Orçamentária Anual), o secretário de Finanças, Pedro Pedrossian Neto, afirmou que, em 2022, isso será cumprido e ampliado. Segundo ele, 1,2% da arrecadação anual irá para a área.

Max Freitas ressaltou que existem licitações vigentes no momento para levar atrações e eventos culturais para vários bairros da cidade. Apesar do incentivo ao trabalhador da cultura, ainda falta recursos para o que ele considera ainda mais importante. “Peço aos vereadores que olhemos com mais cuidado para a formação. Por isso vou pedir mais orçamento”, comentou.

Rodrigo Almeida

Assessoria de imprensa da Câmara Municipal