ícone whatsapp

Semana de ganhos na área da saúde: adicional de insalubridade e repasse da Santa Casa

10.07.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

A semana vai terminando com duas boas notícias para os profissionais da área da saúde, em Campo Grande. Uma delas veio após reunião por videoconferência, em que o vereador Dr. Lívio (PSDB), que é presidente das Comissões de Saúde e de Enfrentamento à Covid-19, participou com a promotora da Saúde Pública, Filomena Fluminhan, representantes da diretoria da Santa Casa de Campo Grande, da Secretaria Municipal de Saúde e de órgãos da classe médica, para tratar dos repasses ao hospital.

“Foi acordado nessa reunião que a prefeitura vai repassar R$ 9,5 mi para a Santa Casa, quitando assim todos os seus débitos com o hospital, com o compromisso da Santa Casa de regularizar o pagamento das folhas até o mês de maio; e a partir do mês de agosto quitar a folha de junho e no mês de setembro, a folha de julho, além da folha do mês corrente”, explicou Dr. Lívio

Ainda segundo ele, ficou acordado também que a Santa Casa vai priorizar o pagamento de recursos humanos em detrimento de fornecedores. E a direção do hospital deverá apresentar, minimamente, um plano de saneamento de seu déficit que vem acontecendo mês a mês.

Insalubridade

A outra boa notícia da semana, na área da saúde, veio com a aprovação, nessa quinta-feira (9), em segunda votação, do Projeto de Lei 9.804/20, do qual Dr. Lívio é um dos coautores, que dispõe sobre o adicional de insalubridade para os trabalhadores que atuam na linha de frente contra o coronavírus.

“Em nome dos 638 profissionais de saúde que, até o boletim dessa quarta-feira (8) se encontram na linha de frente e estão contaminados com a Covid-19, entendendo a necessidade neste momento, meu voto é sim pelo projeto”, disse o médico e vereador que solicitou ao autor do projeto, vereador Dr. Cury, para assinar o projeto conjuntamente.

A proposta prevê o pagamento de insalubridade no grau máximo, enquanto perdurar o período de emergência da saúde pública, de 40%, calculado sobre o valor do salário do trabalhador.

O projeto segue agora para sanção do Executivo Municipal.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador