ícone whatsapp

Vereador Carlão outorga Medalha a “Delinha” em reconhecimento a carreira e contribuição para a cultura

15.10.2020 · 12:00 · Vereador Carlão

Na manhã desta quinta-feira (15) o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) entregou a Medalha “Dr. Arlindo de Andrade Gomes” à embaixadora da cultura de Campo Grande/MS: Delanira Pereira Gonçalves – “Delinha”. Como a Delinha tem 84 anos e pertence ao grupo de risco na Pandemia do Covid -19, seu filho João Paulo Pompeu, recebeu a homenagem representando sua mãe.  Carlão explicou que o título foi outorgado pela vida inteira de manifestação artística e cultural dedicada a expressar em forma de música as belezas do Pantanal e de nossa região, assim prestando relevante serviço e representação na área da arte e cultural, por seu talento, prestígio e por sua história em nosso Estado e Capital.

“A Delinha é representante da nossa música e cultura. Reconhecida em todo país e merece nosso reconhecimento. Sou fã desde o tempo da dupla Délio & Delinha”, disse Carlão.

Já o músico João Paulo destacou seu agradecimento a homenagem do vereador Carlão à sua mãe Delinha e falou da importância do reconhecimento ao seu legado cultural.

“O que temos de mais precioso na vida são os amigos e aqueles que nos reconhecem e ajudam. Agradeço ao vereador Carlão pela homenagem e sua atenção a minha mãe e sua carreira”, disse.

A medalha “Dr. Arlindo de Andrade Gomes” – Disciplinada pela Resolução nº 682, de 29/03/1977, alterada pela Resolução nº 1.099, de 15/07/2009, sendo destinada às pessoas que no campo da economia, política, artes e educação tenham dado contribuição para o desenvolvimento de Campo Grande de forma relevante. A medalha a cantora Delinha (84 anos), “Rainha do Rasqueado” e “Embaixadora Cultural de Mato Grosso do Sul”, deve-se aos títulos que ostenta pelos seus 63 anos de carreira dedicados à música do estado.  Delinha gravou 19 álbuns e 2 DVDs, carreira iniciada no fim da década de 50 e foi construída em parceria com o ex-marido Délio, criando a dupla Délio & Delinha, dupla sertaneja de cantores e compositores do Brasil, nascidos na cidade de Maracaju/MS. A dupla gravou ritmos considerados de raiz, como o rasqueado e a cava-verde, entre outros.  Delio e Delinha foram conhecidos como o “casal onça de Mato Grosso”, sempre cantou as belezas, os amores e desamores, as esperanças e sonhos e os usos e costumes desta terra. Após a morte de Délio em 2010, ela seguiu carreira solo  mostrando a mesma vitalidade e qualidade, compondo, cantando e, principalmente, encantando multidões em shows por todo o Estado ainda nos dias atuais Delinha sempre encantou por ser  mulher forte, guerreira, íntegra, compromissada com sua arte e cumpridora de contratos, agindo sempre com lisura e honestidade. Vive há mais de cinqüenta anos na “velha casinha do bairro Amambaí” onde faz questão de acordar antes do sol nascer e ela mesma cuidar dos afazeres domésticos. Diante da importância do reconhecimento desta representante da arte e cultura e da música sertaneja raiz, requeiro aos nobres edis que aprovem o presente projeto de Decreto legislativo.

 

Janaina Gaspar 

Assessoria de Imprensa do Vereador