ícone whatsapp

Vereador Coronel Alírio Villasanti e outros seis vereadores apoiam Projeto Caminhos de Vida

12.05.2022 · 12:00 · Vereador Coronel Villasanti

O Presidente da Comissão da Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Família, vereador Coronel Alírio Villasanti, realizou uma reunião com Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano de Campo Grande para tratar sobre a possibilidade de inserir o Programa Caminhos de Vida nas escolas municipais de Campo Grande.

 

O evento aconteceu no Plenário Edroim Reverdito, na Câmara Municipal de Campo Grande, nesta quarta-feira 11/05, com a presença dos vereadores Gilmar da Cruz, Tiago Vargas, Clodoilson Pires, Professor André Luíz, Ayrton Araújo e Ronilço Guerreiro.

O Arcebispo destacou a importância e constitucionalidade deste Projeto que prevê ensino religioso plural e convencional descrito no “Caminhos de vida”, priorizando o Estado Laico, onde todos devem ter seu espaço.

O objetivo do Projeto “Caminhos de vida” é de ser um Programa completo para educação com base na ressignificação de valores, educação em democracia, desenvolvimento da personalidade e educação sexual saudável.

Este Projeto que tem o intuito de ser implantado nas escolas municipais, iniciando como um Projeto Piloto em uma das regiões mais carentes e com alta incidência de vulnerabilidade social, já que a proposta é voltada a reestruturação e implementação da ética, de olhar diferenciado à família, amizades, solidariedade, sexualidade, cidadania, meio ambiente e esporte.

Criar espaços e condições para que crianças e adolescentes possam crescer com valores positivos, aprendendo a exercitar habilidade no pensamento analítico, raciocínio lógico e habilidades de expressão e comunicação.

Tudo isso engloba prevenção primária de drogas, vandalismo, condutas antissociais e promiscuidade, com uma proposta pedagógica descrita em 35 lições dispostas em quatro volumes de livros, debatendo os assuntos apresentados sempre visando acolher a verdade de cada um, sem fazer julgamento.

“O Projeto Caminhos de Vida foi muito bem recebido pelos sete vereadores que participaram da reunião, onde foi possível identificar aceitação à necessidade de levar aos estudantes do ensino fundamental uma base importante de valores vinculados a família, ao respeito a pluralidade religiosa, que prioriza o diálogo e o questionamento, onde as crianças possam compreender por si mesmas seus erros e acertos, sem repreensão ou humilhação. Vamos ampliar a divulgação deste projeto por meio de discussões que incluam também a prefeita Adriane Lopes, que tem se mostrado muito sensível às ações de educação que possam melhorar a situação das nossas escolas”, destacou vereador Coronel Alírio Villasanti, Presidente da Comissão da Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Família.

Assessoria de Imprensa do Vereador