logo
03.12.2019 · Vereador Delegado Wellington
Vereador Delegado Wellington parabeniza profissionais pelo dia do Delegado de Polícia
whatsapp_image_2019_12_03_at_16_31_55_1

Hoje, dia 03 de dezembro, é comemorado o dia do Delegado de Polícia. Em homenagem a esta data especial, o vereador Delegado Wellington (PSDB) usou a tribuna na Câmara Municipal de Campo Grande para parabenizar os colegas de profissão que se dedicam diariamente no exercício de suas carreiras.

Em seu discurso, o parlamentar que há mais de 20 anos exerce o cargo de Delegado em Mato Grosso do Sul, destacou a missão árdua que desenvolvem seus colegas de profissão, com compromisso, dedicação e muita coragem no dia-a-dia para lidar com as mais diversas situações que lhes são competentes.

“O Delegado de Polícia convive com as mazelas da sociedade, afinal, ninguém vai até uma Delegacia de Polícia porque está feliz. Tudo passa pelo Delegado, desde um problema entre vizinhos, acidentes de trânsitos, maus tratos com os animais e homicídios. Portanto nossa função exige muito preparo, sendo necessário o domínio de várias disciplinas. Não basta apenas conhecer o Direito e aplicá-lo com justiça, é preciso bom senso e sabedoria. Justamente por isso, cada Delegado de Polícia é, além de jurista e policial, psicólogo, assistente social, conciliador e, às vezes, até um ombro amigo”, enalteceu Delegado Wellington.

Nesse contexto, o Delegado de Polícia se destaca como o primeiro garantidor da legalidade e da justiça, sempre trabalhando em conjunto, comandando equipes e dividindo atribuições.

“O Delegado não trabalha sozinho, e sim com uma equipe de escrivães, com investigadores, com peritos, médicos legistas e até mesmo com a imprensa, para que o devido processo legal seja cumprido. Por isso, hoje a policia está cada vez mais especializada, temos delegacias de proteção a criança e ao adolescente, de proteção a mulher, delegacia de proteção ao ambiente, delegacia do idoso, de crimes virtuais, de furtos e roubos. Portanto esta data é extremamente oportuna para parabenizar todos os Delegados de Polícia que diariamente preservam vidas, direitos e garantias”, finalizou o parlamentar.

O dia 3 de dezembro foi escolhido como o Dia do Delegado de Polícia para marcar o dia 3 de dezembro de 1841, quando o Imperador Dom Pedro II, por intermédio da Lei nº 261, criou a função de Chefe de Polícia para o Município da Corte e para cada uma das províncias do Império, e, a partir disso, surgiram os cargos de Delegado e Subdelegado Em 2011, Recentemente, foi aprovado o Projeto de Lei nº 2728/2011, que institui o dia 3 de dezembro como o Dia do Delegado de Polícia no Brasil.

Assessoria de Imprensa do Vereador

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.