ícone whatsapp

Vereador Dr. Sandro Benites homenageia militares da URSA do Corpo de Bombeiros de MS

17.05.2022 · 12:00 · Vereador Dr. Sandro Benites

O vereador Dr. Sandro Benites homenageou, na Sessão Ordinária, desta terça-feira (17/5), com Moção de Congratulações, o Segundo-tenente Médico Rodolfo Vagner Xaubet, ao Subtenente Enfermeiro Carlos Sergio da Silva e ao Terceiro-sargento Luciano Leite Quintana, da Unidade de Resgate e Suporte Avançado (URSA).

A homenagem é pelo significante trabalho profissional em Campo Grande e pelo ato de bravura no atendimento do acidente, ocorrido no dia 24 de março, em que o motociclista Ricardo e a passageira, sua esposa Mayara, colidiram na lateral de um caminhão, que fez uma manobra repentina à esquerda. Por causa do acidente, o motociclista foi arrastado por 4 metros e a moto parou embaixo do veículo. Ricardo sofreu ferimentos graves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros à Santa Casa com suspeita de hemorragia interna e TCE (Traumatismo Craniano Encefálico). Já a mulher foi levada para o hospital com suspeita de fratura no tornozelo esquerdo.

“Esses profissionais são, sem sombra de dúvidas, dignos de elogios, respeito e admiração. Com as justas homenagens e o reconhecimento, saliento que as suas elevadas qualidades são as responsáveis pela trajetória de vida profissional, denotando a dedicação e manifestada competência na área em que atuam”, destacou Dr. Sandro Benites.

URSA

A ativação da Unidade de Resgate e Suporte Avançado (URSA) representa uma conquista histórica para o CBMMS, e coloca Mato Grosso do Sul entre as poucas unidades da federação que contam com essa estrutura: Distrito Federal, Rio de Janeiro e Alagoas.

A viatura URSA fica baseada no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, na Rua 14 de Julho, na Capital, e é operacionalizada por uma equipe de bombeiros militares, composta de médicos, enfermeiros e condutores.

Esse é um serviço avançado de suporte à vida, que se configura em uma meta alcançada pela Corporação em seus 50 anos de existência.

A URSA apoia a Secretaria de Estado de Saúde (SES), na remoção e a rápida identificação e tratamento de lesões potencialmente fatais, atuando na intervenção em cena iniciada precocemente pelo suporte avançado no atendimento pré-hospitalar sendo esse um fator determinante para a sobrevida global do paciente crítico e redução de danos e sequelas ao paciente.

Dessa forma, além de resultar em melhores desfechos para a população, desafogará o setor de saúde como um todo, diminuindo gastos e servindo a população com o que há de mais moderno e eficiente nos momentos mais críticos e decisivos.

*com informações da SES

 

Beatriz de Almeida

Assessoria de Imprensa do Vereador