ícone whatsapp

Vereador João César Mattogrosso comemora aprovação da vacina contra novo coronavírus

18.01.2021 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Aprovada no último domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina contra Covid-19 traz esperança para a população. Em Campo Grande, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) comemora o feito que representa o primeiro passo para recuperação desse cenário de crise.

O uso emergencial foi aprovado por unanimidade para uso da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pelo grupo chinês Sinovac, e para vacina de Oxford, desenvolvida pela universidade britânica e pelo laboratório AstraZeneca – sendo fabricada em território nacional pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Conforme informações da Anvisa, a autorização é limitada a 8 milhões de doses importadas. Desta forma, serão distribuídas nesta primeira etapa 6 milhões de doses da CoronaVac, que o Butantan já recebeu da China, e 2 milhões da vacina Oxford que o governo federal ainda tenta trazer da Índia.

“Esse é um grande passo no enfrentamento a essa crise sanitária sem precedentes que o mundo enfrenta. No Brasil, infelizmente mais de 200 mil mortes desde o início da pandemia e a vacina é uma fonte de esperança para superarmos esse cenário crítico, parar de perder vidas e retomarmos o crescimento”, ressalta o vereador João César Mattogrosso.

Das 6 milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 serão distribuídas no estado de São Paulo, segundo o governo estadual da Capital paulista. Os primeiros voos sairão de São Paulo para o Distrito Federal e para as capitais de dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Em Mato Grosso do Sul o Governo do Estado, através do Governador Reinaldo Azambuja, já está em busca das doses para atender a população. Ontem mesmo, assim que foi confirmada a aprovação da vacina, os primeiros passos já foram dados. O secretário de estado de saúde Geraldo Resende embarcou para São Paulo para receber 97 mil doses da vacina contra Covid-19. As vacinas chegam nesta segunda-feira (18), com previsão de início da campanha às 16h.

Conforme o plano de vacinação formatado pela SES-MS terão prioridade os seguintes grupos: primeiramente os idosos que estão em instituições de longa permanência, segundo os indígenas do Estado, terceiro profissionais da área de saúde que estão na linha de frente no combate a Covid-19.

Em Campo Grande os vereadores aprovaram na última quarta-feira (13), em sessão extraordinária, o projeto que autoriza o Poder Executivo a realizar a compra de vacinas com eficácia comprovada contra o novo coronavírus (COVID-19) aprovadas pela Anvisa e não fornecidas pelo Programa Nacional de Imunizações. A proposta já foi sancionada pelo Executivo, sendo a Lei n. 6.542 – de 13 de janeiro de 2021.

“Seguiremos fiscalizando todas as etapas da vacinação, para garantir que a nossa população seja atendida da melhor forma. É um momento de muita expectativa por dias melhores”, destaca o vereador João César Mattogrosso.

 

Jean Ocampos

Assessoria de Comunicação do Vereador