ícone whatsapp

Vereador João César Mattogrosso cumpre agenda em Brasília nesta terça-feira

20.02.2018 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

 

Nesta terça-feira, 20, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) está Brasília – DF, onde integrou comissão para buscar o reconhecimento da Feira Central de Campo Grande como patrimônio nacional. Além disso, o parlamentar também participou de uma reunião com a bancada federal de Mato Grosso do Sul, juntamente com o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.

Durante a manhã João César Mattogrosso esteve no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), acompanhado do prefeito Marquinhos Trad, do secretário de Cultura do Estado, Athayde Nery, e da presidente da Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande (Afecetur), Alvira Appel Melo, para apresentar a solicitação de registro da Feira Central de Campo Grande como Patrimônio Imaterial Brasileiro.

O requerimento protocolado pela comissão no Iphan seguiu acompanhado de um documentário sobre a história da feira e de seus personagens, pleiteando o reconhecimento do local como patrimônio nacional.

A próxima etapa será a visita de uma equipe do Iphan na Capital para analisar a solicitação e viabilidade deste reconhecimento, que poderá consagrar a Feira Central de Campo Grande como a primeira do Centro-Oeste neste patamar.

Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo da Câmara Municipal de Campo Grande, João César Mattogrosso ressalta a importância deste título. “A Feira Central de Campo Grande é o símbolo turístico de maior consagração em Campo Grande, e este reconhecimento de sua história será vital para a revitalização do local e maior exploração do turismo”, destacou o parlamentar.

Já a presidente da Afecetur, Alvira Appel, ressalta a relevância deste avanço para a Capital. “Campo Grande estará em destaque nacional. Isso atrai turismo, divulga a nossa região, promove desenvolvimento. Só duas feiras no país têm este reconhecimento, que leva tempo, mas já salvaguarda o patrimônio”, enfatizou.

Reunião com a Bancada Federal de Mato Grosso do Sul

Além da reunião no Iphan, o vereador João César Mattogrosso também cumpre outras agendas na Capital Federal. Juntamente com o chefe do Executivo Municipal, prefeito Marquinhos Trad, o parlamentar esteve em reunião com a bancada federal de Mato Grosso do Sul para apresentar as demandas de Campo Grande.

O principal problema colocado em pauta é a situação dos buracos na Capital, onde o prefeito expôs a situação para a bancada e solicitou recursos para pavimentação e recapeamento de cerca de 70% das vias de Campo Grande, uma vez que a operação tapa-buraco não tem sido eficaz para resolver o problema.

De acordo com o vereador João César Mattogrosso, a bancada demonstrou-se sensível a situação que a Capital enfrenta. “É fundamental que todas as esferas se mobilizem para solucionar este grande infortúnio dos buracos em Campo Grande, que tem gerado grandes transtornos para população”, salientou.

Jean Ocampos

Assessoria de Imprensa do Vereador