logo
24.05.2022 · Vereador Otávio Trad
Vereador Otávio Trad cria data e recebe homenagem internacional do Povo Cigano
homenagem_vereador_otavio_trad_povo_cigano

A atuação do vereador Otávio Trad (PSD) em prol do Povo Cigano em Campo Grande foi reconhecida internacionalmente na noite desta segunda-feira (dia 23), durante as comemorações do Dia Municipal do Povo Cigano. A data foi instituída na Capital por meio da Lei 6.532/21, de autoria do parlamentar.

Otávio recebeu o certificado de reconhecimento público da luta e empenho político na garantia dos Direitos Humanos, Culturais e Fundamentais do Povo Români em Mato Grosso do Sul.

“Ontem foi uma noite muito especial e nesta data tão importante reitero meu compromisso em continuar trabalhando em prol do reconhecimento e respeito do Povo Cigano em Campo Grande”, disse.

A homenagem foi feita pela AMSK – Brasil (Associação Internacional Maylê Sara Kalí, Union Romani Internacional/IRU e Academia Internacional de Letras e Artes Români do Brasil.

Data – A Lei 6.532/2, de autoria do vereador Otávio Trad, institui o Dia Municipal do Povo Cigano em Campo Grande. A legislação prevê que a data será comemorada no dia 24 de maio, dia dedicado a Santa Sara Kalí, padroeira dos povos ciganos.

Em 2006 foi instituído o Dia Nacional do Povo Cigano e houve o reconhecimento da existência do Povo Rom, como os ciganos são chamados, pelo poder público federal como integrantes do processo organizativo do país.

Em Campo Grande vivem aproximadamente 400 pessoas ciganas, representadas por grupos diversos tais como: Calón, Horahano, Kalderash e Matchwani.

Fernanda Palheta
Assessoria de Imprensa do Vereador

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.