ícone whatsapp

Vereador Otávio Trad quer criar “Censo da Inclusão” para orientar políticas públicas para pessoas com deficiência

20.06.2022 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

O projeto de lei n° 10.443/21 está tramitando na Câmara e prevê que o mapeamento seja feito a cada quatro anos

O vereador Otávio Trad (PSD) apresentou o Projeto de Lei n° 10.443/21, para criar o Programa Censo da Inclusão em Campo Grande. Durante a entrevista ao vivo ao programa Expediente, da Câmara Municipal de Campo Grande, na última terça-feira (dia 14), o parlamentar destacou a importância do mapeamento das pessoas com deficiência para orientar a elaboração de políticas públicas.

“Nós precisamos entender quais são as pessoas com deficiência, quais são essas deficiências para que nós, poder públicos, com esse mapeamento tenhamos condições de oferecer políticas públicas de inclusão cada vez mais modernas e cada vez mais eficazes”, afirmou.

Conforme a proposta, o Censo da Inclusão será realizado a cada quatro anos. O objetivo é identificar, quantificar, mapear e cadastrar os perfis socioeconômicos e as condições de habitação e de mobilidade urbana das pessoas com deficiência.

Entre as perguntas que o Programa quer responder estão a natureza das deficiências, o tipo de deficiências, o nível de escolaridade, a inclusão no mercado de trabalho, o acesso à saúde, à educação, ao esporte, à moradia, ao transporte e à renda, e as informações obtidas deverão estar disponíveis ao público em geral.

Com mais um projeto de acessibilidade e inclusão em tramitação na Câmara, Otávio reafirma o compromisso com a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. “Desde 2018 tenho aprendido e me dedicado sobre essa questão e de lá pra cá são mais de 10 projetos de acessibilidade, entre eles o Centro Municipal de Interpretação de Libras, a #PraCegoVer e o combate ao Capacitismo”, finalizou o vereador.

Fernanda Palheta
Assessoria de Imprensa do vereador