ícone whatsapp

Vereador Otávio Trad se preocupa com aumento de amputações e apresenta projeto de prevenção

04.07.2022 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

O parlamentar apresentou o projeto de lei nº 10.659 para a criação de uma política pública de conscientização

O aumento gradativo das amputações de pés e pernas no Brasil, causadas principalmente por diabetes, preocupou o vereador Otávio Trad (PSD). Na Tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande, na sessão de quinta-feira (dia 30), o parlamentar chamou a atenção para esse problema de saúde.

Apresentando o projeto de lei nº 10.659, de sua autoria, para a criação de uma política pública, Otávio destacou a importância da prevenção. “Essas amputações vêm crescendo desde 2020 e os dados preliminares de 2022 mostram que no primeiro trimestre a média é de 82 pessoas amputadas diariamente”, disse o vereador citando a pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

O levantamento aponta que, por hora, pelo menos três pessoas sofreram amputações de pés e pernas no Brasil entre 2020 e 2022. Em 2020, a média diária de amputações de membros inferiores foi de 75,64 e em 2021 esse número subiu para 79,19.

“Garantir informação e amparo é fundamental para a conscientização e a reabilitação, por isso esse projeto é de suma importância para o bem-estar físico e psicológico das pessoas amputadas”, completou o parlamentar.

Otávio ainda destacou que o projeto não se restringe a amputações de membros inferiores. “Esses números mostram apenas um recorte do problema de saúde pública que parece ter se agravado após a pandemia de Covid-19, mas nossa proposta busca criar diretrizes para a instituição da Política de Prevenção e Conscientização às Amputações em pessoa em decorrência de diabetes ou provocada por lesão física ou trauma”, afirmou.

O texto aborda medidas para garantir direitos para as pessoas amputadas no pré e pós operatório, como preparar o indivíduo para uma futura protetização, e desenvolver ações para a reabilitação e inclusão social.

Outras ações previstas no projeto de lei são a difusão de medidas de prevenção e de detecção contínua de lesões em fase inicial em pacientes diabéticos que possam levar ao risco de infecções e amputações, além de estimular campanhas anuais sobre a necessidade do autoexame para detecção do diabetes, bem como a conscientização de acidentes de trânsito e trabalho.

#PraCegoVer: Fotografia. Vereador Otávio Trad, visto de frente, da cabeça até a cintura, de camisa branca, gravata azul, terno preto, usando máscara branca. O vereador está falando ao microfone no Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. Fim da descrição.

Assessoria de Imprensa do Vereador