ícone whatsapp

Vereadora Dharleng Campos propõe diversas ações para amenizar os impactos do Coronavírus na vida da população campo-grandense

27.04.2020 · 12:00 · Vereadora Dharleng Campos

Com o objetivo de ouvir e atender os anseios e demandas da população, a vereadora Dharleng Campos tem trabalhado incansavelmente nas ações que podem ajudar ou beneficiar, de alguma forma, cada cidadão campo-grandense. Seja nas questões de prevenção e combate ao Covid-19 ou no que diz respeito ao trabalho, geração de renda, amparo e apoio aos movimentos já criados em diversas áreas, a vereadora têm cobrado e buscado por respostas em cada órgão competente.

Exemplos destas ações estão presentes em Projetos de Lei e cobranças realizadas diretamente à Prefeitura através de ofício. Um dos pedidos feitos ao executivo foi para que houvesse a distribuição de cesta básica aos feirantes e vendedores ambulantes que estavam impossibilitados de trabalharem devido a pandemia. Já em outro documento, a Vereadora solicitou que, tanto a Fundação de Cultura do Estado quanto a Secretaria de Cultura do Município cumprisse os contratos pendentes com os músicos e demais artistas, tratando-se dos pagamentos que deveriam ser destinados a cada um deles.

“Solicitamos ainda que fosse disponibilizada à população, por meios de canais de comunicação (telefone, e-mail, WhatsApp), atendimentos a serem realizados pela equipe multiprofissional de assistentes sociais e psicólogos, visando orientar os munícipes que se encontram em situação de isolamento social, a fim de evitar agravamento da saúde mental”, completou a vereadora.

Outra questão apresentada pela vereadora e ainda pensando em amenizar os efeitos negativos do Coronavírus, Dharleng Campos aguarda por aprovação do Projeto de Lei que prevê o pagamento excepcional de abono salarial, não inferior a um salário mínimo nacional, aos servidores e funcionários públicos municipais, que tenham contato com pacientes infectados pelo COVID-19, direta ou indiretamente até a alta médica.

“Esses profissionais estão trabalhando de forma exaustiva para combater a pandemia, estando excessivamente expostos ao risco de contaminação, não podendo estar ausentes, e nem a prestação do serviço interrompida, reduzida ou suspensa. Portanto, esta será uma forma de amenizar o momento da pandemia, da crise financeira e dar um suporte aos nossos heróis que não podem parar nessa quarentena”, conclui.

Em caráter emergencial, Dharleng pediu também atenção da Prefeitura e Secretarias para que realizem um estudo de viabilidade para adequação do funcionamento das empresas prestadoras de serviços de eventos durante a pandemia, já que trata-se de um setor que movimenta anualmente R$ 1,3 bilhões de reais, gerando aproximadamente, 5 mil empregos diretos e indiretos em Mato Grosso do Sul. “Precisamos pensar em alternativas que atendam essa demanda, mas que também não traga riscos para ninguém”.

A vereadora reforçou que apoia o Movimento Organizado dos Profissionais de Eventos de Mato Grosso do Sul (MOPE MS), no qual abrange todos os profissionais da área, tais como garçons, cerimonialistas, fotógrafos, seguranças, Djs, buffets, manobristas, músicos, entre outros afetados com o cancelamento de contratos e adiamento de eventos.

“Esta é uma das solicitações que fizemos e esperamos atendimento do executivo com urgência, por se tratar de centenas de profissionais deste segmento de eventos. Sabemos que muitos deles são profissionais autônomos, não possuem renda fixa mensal, além de muitos outros que não terão o suporte do Auxílio Emergencial oferecido pelo Governo Federal já que nem todos são cadastrados como Microempreendedores Individuais (MEI)”, ressaltou.

Dentre as solicitações relacionadas a pandemia, a vereadora recebeu recentemente em seu gabinete um ofício onde profissionais da Rede Municipal de Ensino pediam apoio contra um possível corte de salário e de seu quadro de funcionários. Dharleng se posicionou sobre o assunto e se colocou à disposição. “Sou professora, sei da dor e angústia que um professor passa ao se sentir ameaçado em ter a sua função desvalorizada e, principalmente, com o sentimento de desespero sem uma renda. Com o início da discussão, nos colocamos prontamente à disposição na luta a favor destes servidores que tanto se dedicam. Todos os educadores merecem nosso apoio, respeito e, principalmente, a valorização”.

Segundo a vereadora, seu gabinete se encontra à disposição pelo telefone e redes sociais para ouvir e atender todas as demandas, de modo que possa continuar sendo “a voz de nossa gente”.

 

Caroline Merlo

Assessoria de Imprensa da Vereadora