ícone whatsapp

Vereadores aprovam Projeto de Beto Avelar que permite criação de drive-thru de embarque e desembarque em escolas e academias

13.07.2022 · 12:00 · Vereador Beto Avelar

Medida combate fila-dupla nos horários de pico principalmente em avenidas com grande fluxo de veículos. Projeto ainda passará por segunda votação nos próximos dias.

Parlamentares da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram por unanimidade nesta terça-feira (17/07) o Projeto de Lei do vereador Beto Avelar (PSD) que cria o sistema de drive-thru nas vias com grande fluxo de veículos com escolas, colégios, universidades e academias. A iniciativa do parlamentar destina vagas reservadas para embarque e desembarque imediato nestes locais, fazendo o veículo ocupar o espaço por poucos segundos e liberando o espaço para que outro motorista possa utilizar com a mesma dinâmica.  

Conforme Beto Avelar, o objetivo é colocar fim às paradas em filas duplas que atrapalham o trânsito principalmente nos horários de pico. “Essa é uma medida para reduzir a ocorrência de filas duplas em frente a esses estabelecimentos e permitir que o trânsito flua mesmo nos horários com alto número de pessoas em embarque e desembarque. A implantação do sistema de drive-thru também dará maior segurança para os passageiros e pedestres, principalmente as crianças que são mais vulneráveis em relação às orientações de segurança no trânsito”, explica o vereador Beto Avelar ressaltando que a medida tem semelhança com os pontos de embarque e desembarque reservados para motoristas de aplicativos implantados no centro da Capital.

Líder da prefeita Adriane Lopes na Câmara Municipal, o vereador Beto Avelar ressalta que a medida é facultativa cabendo às escolas, universidades ou academia apresentarem o requerimento para a implantação do sistema à Agetran – Agência Municipal de Transporte e Trânsito. O órgão analisará os pedidos e vai estabelecer as adaptações necessárias para atender aos critérios de segurança, organização e implantação do drive-thru.  

Os estabelecimentos que implantarem a área de drive-thru para embarque e desembarque estarão também comprometidos a implantar mecanismos para que um funcionário seja responsável pela orientação e organização dos alunos para embarque no veículo que estiver frente ao estabelecimento.

“O foco da proposta é garantir a melhoria do tráfego e ampliar a segurança para as crianças e adolescentes, reduzindo os riscos de acidentes e as infrações cometidas pelos motoristas que insistem em parar em fila dupla. Vamos assim criar mecanismos para acabar com esse problema muito comum em frente principalmente às escolas, universidades e academias”, conclui Beto Avelar. Atualmente a multa para quem estaciona em fila dupla é de R$ 195,23 e o motorista ainda é punido com cinco pontos na carteira.  

O Projeto do vereador Beto Avelar passará por segunda votação nos próximos dias.

Assessoria de Imprensa do Vereador