ícone whatsapp

Carlão

Dados Gerais

Nome: Carlão
Posse: 01/01/2021
Partido: PSB
Votos: 4836
Nascimento: 02/04/1965


Naturalidade: Pedro Gomes-MS
Estado Civil: Casado
Escolaridade: Ensino Médio Completo
Telefones: (67) 3316-1555 / 3316-1556
E-mail: [email protected]

Assessoria de Imprensa:
Janaína Gaspar - (67) 99261-7028

Biografia

Líder do PSB

Para agendas e Ofícios: [email protected]

Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), o “Comunitário Mesmo – Nosso Vereador”, está em seu quarto mandato como vereador de Campo Grande. Líder Comunitário conquistou seu primeiro mandato em 2008 com a expressiva votação de 8.473 votos.

De origem humilde Carlão nasceu em Pedro Gomes, onde passou parte de sua infância e adolescência. Mudou-se para Campo Grande, no fim dos anos 70 e iniciou sua luta em favor dos movimentos populares, especificamente no setor comunitário.

Casado, pai de três filhos, Carlão foi morador do Jardim Campo Verde (antigo corredor do Bairro Nova Lima), por mais de 30 anos, região que escolheu para formar sua família e fazer amigos. É um dos precursores da luta em favor do desfavelamento da Capital e da pavimentação do Bairro Nova Lima e Região. Atualmente reside no Bairro Coronel Antonino, ainda na Região Norte da Capital.

Paralelamente a seu trabalho social, Carlão também atua como empresário, destacando-se em seus empreendimentos. Como líder comunitário foi presidente da Associação de Moradores do Jardim Campo Verde, viabilizando para a comunidade: escola, Ceinf, Centro Comunitário, ampliação do Posto de Saúde, regularização Fundiária de lotes e casas. Luta que permanece no exercício de seu mandato Legislativo Municipal.

Presidiu a Comissão de Representação de Favelas participando ativamente do Programa de Desfavelamento, regularizando mais de 50 favelas na Capital. Foi Membro do Conselho Municipal e Estadual do Conselho Nacional das Cidades, contribuindo para a pavimentação asfáltica do bairro do Jd.Talismã, linhas do transporte coletivo dos bairros Jd. Colúmbia, Jd. Anache, Jd. Campo Belo, Jd. Campo Verde e Jd. Campo Novo. Também viabilizou a construção do Ceinf e da escola do Jardim Colúmbia, duas escolas e um Ceinf no Jardim Anache, um Ceinf e um Posto de Saúde da Família no Bairro Nova Lima.

Com 1 milhão de assinaturas de famílias carentes do Brasil – sendo 20 mil do Estado de Mato Grosso do Sul – como Diretor da Região Centro Oeste da Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), representou o nosso Estado e lutou em Brasília para a construção de mais habitações populares. Participou ativamente de todos os Conselhos Municipais e Estaduais, Carlão atuou como Presidente da Ucaf (União Campo-grandense de Associações de Moradores em Favelas, Assentamentos e Núcleos Habitacionais), representando a Capital em vários Estados. Foi Diretor Financeiro da Famems (Federação das Associações de Moradores do Estado de Mato Grosso do Sul), no período de 2004 a 2007, elaborou a reorganização das Uniões Municipais, onde foram criadas e fundadas diversas Uniões Municipais no interior do Estado.

Em três mandatos o vereador Carlão já apresentou mais de 300 Projetos de Lei/Resoluções/Decretos, mais de 170 sancionados, mais de oito mil indicações cobrando serviços de melhorias nos bairros da cidade. O parlamentar prossegue em seu trabalho social e popular, visando proporcionar progresso a Capital.

 

CARGOS PÚBLICOS

 

  • De 1991 a 1992, Chefe do Núcleo de Urbanismo da Empresa Municipal de Habitação (Emha), garantiu e defendeu a distribuição justa e igualitária de casas populares a famílias carentes na Capital;
  • De 1993 a 1995, Diretor Executivo da Câmara Municipal de Campo Grande, assessorou a Presidência do Legislativo através de Ações Comunitárias;
  • De 1995 a 1999, Secretário Adjunto de Habitação e Assuntos Fundiários, implantando mais de 120 loteamentos sociais;
  • De 1999 a 2004, Diretor de Assessoramento Superior de Gabinete, continuando a desenvolver ativamente ações comunitárias nos bairros.
  • Eleito vereador de Campo Grande em 2008 com 8.473 votos;
  • Reeleito vereador de Campo Grande em 2012 com 6.491 votos;
  • Reeleito vereador de Campo Grande em 2016 com 3.196 votos
  • Reeleito vereador de Campo Grande em 2020 com 4.836 votos

Notícias

Acompanhe as notícias de Carlão